Sites de relacionamento e redes sociais são um terreno fértil para golpistas criarem perfis falsos "Fakes" para enganarem os usuários por isso proteja-se (Foto: Divulgação) |
1 - Os golpistas ao montarem perfis "Fakes" geralmente utilizam fotos de personalidades famosas como atores, atrizes, modelos, etc ou ainda podem se apoderar de fotos vazadas na internet contendo pessoas totalmente desconhecidas e com a aparência bem mais jovem geralmente em poses sensuais vestindo apenas biquíni ou sunga podendo em alguns casos até serem pornográficas lembrando que é muito comum eles usarem apenas uma única foto neste perfil o que já caracteriza a falta de veracidade do mesmo.
2 - Logo nos primeiros dias de contato com as possíveis vitimas os golpistas já começam a fazer juras de amor e falar sobre sexo sem ao menos conversar e nem conhecer direito a outra pessoa além de compartilhar com ela fotos de "nudes" pois o intuito principal deles neste caso é apenas ter uma aventura sexual com a vítima ou cometer algo mais grave como o crime de estupro.
3 - Os golpistas jamais irão fornecer a vítima outros meios de comunicação ou seja nunca cederão número de telefone, E-mail, WhatsApp, Skype, Facebook, Twitter, Instagram, etc. Tudo por um único motivo evitar de serem descobertos e assim continuar aplicando golpes livremente na internet.
4 - Geralmente depois de certo tempo estes golpistas quando conquistam a confiança e o coração da vítima começam a pedir dados pessoais da mesma ou seja números e senhas de contas bancárias, cartões de débito e crédito, RG, CPF, entre outros documentos importantes com o intuito de extorquir a vítima de alguma forma para bancar com o dinheiro extorquido coisas ilícitas por exemplo isso é muito comum em perfis "Fakes" de estelionatários criados em países estrangeiros.
5 - As coisas mais básicas que os golpistas virtuais costumam fazer em um perfil "Fake" para poder enganar as vítimas são inventar que eles possuem empregos bem sucedidos e com uma renda altíssima pois geralmente são empresários ou executivos de altíssimo padrão, possuem mansões, carros de luxo, só se vestem com roupas elegantes, mentem a idade para parecerem mais jovens e também a sua forma física, peso, altura, etc... pois sempre estão em dia com o corpo.
6 - E por fim além de tudo isso que foi citado acima depois do encontro marcado se é que ele realmente aconteceu "se o vigarista não deu bolo é claro" ainda descobrir que o príncipe encantado virou um sapo e a princesa encantada uma bruxa má é muito azar não é?
Mas para um problema sempre existe uma solução e abaixo temos uma lista completa com três opções bastante eficazes para identificar estes perfis e como estas ferramentas funcionam confiram:
1 - Google Imagens - Neste serviço basta baixar ou copiar o endereço URL da foto de um perfil suspeito e enviar a mesma para que o "Google" efetue uma pesquisa automática para acessá-lo clique aqui e para conferir um tutorial completo que ensina como usar esta ferramenta clique aqui.
2 - FB Checker - Este é um pequeno software compatível com Windows que após instalado no computador é capaz de descobrir se existem perfis "Fakes" dentro do "Facebook" para baixá-lo e acessar um tutorial completo de como utilizá-lo clique aqui.
3 - FAKE FB - Esta é uma extensão que funciona apenas no navegador "Chrome" que também identifica perfis "Fakes" dentro do "Facebook" com 90% de acerto segundo o desenvolvedor para baixá-lo clique aqui e para acessar um tutorial completo de como utilizar corretamente este plugin clique aqui.
Esperamos que todas essas dicas valiosas ajudem todos os usuários a se defenderem de possíveis armadilhas encontradas em vários sites de relacionamento e redes sociais lembrando que a grande maioria dos usuários destas plataformas são pessoas honestas, sinceras e de boa índole e são para estas pessoas que o blog "Descomplique seu computador" trabalha para garantir que nossos leitores tenham o máximo de segurança e proteção para tirar o melhor proveito da era digital e até a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário